sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Biografia do acadêmico Gilberto Rau

BIOGRAFIA DE GILBERTO RAU

Gilberto e seu padrinho Germano Hoffmann
Gilberto Rau nasceu em 04 de janeiro de 1.956, em Brusque , Santa Catarina. Filho de Ingo Euwaldo Rau (in memoriam) e de Olímpia dos Santos Rau. Seus bisavós, Christoph Rau era natural de Karlsbad – Spielberg (Alemanha) e Franziska Rau, natural de Dargen ( Alemanha ) imigraram para o Brasil em 10/03/1.865 e aqui chegaram em 22/05/1.865, casaram-se em Brusque no dia 30/05/1.881, numa segunda-feira, as 9 horas da manhã, pelo pastor Sandrescky. Desde pequeno sempre conviveu em meio a música, pois seu pai e tios eram músicos e tinham o conjunto musical - Urca Jazz, sendo que os ensaios eram realizados na casa de seu pai. Aos 12 anos de idade aprendeu a tocar acordeom com seu tio Max Rau e aos 14 anos aprendeu a tocar trompa com o seu tio Walter Rau, que por vários anos foi regente do Coro de Trombones e Coral Luterano de Brusque, assim iniciou a participar tocando junto com os tios no Coro de Trombones, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil , juntamente com seu tio Walter, Max, Edgar, seu pai Ingo Euwaldo RAU e outros valorosos e abnegados integrantes desse tradicional Coro de Trombones, que por muitos anos participaram de inúmeros eventos da Comunidade, entre os principais, nos Cultos de Confirmação, Natal, Páscoa, Alvorada de Páscoa, Festas da Comunidade centro e das demais paróquias Luteranas de Brusque. Aos 16 anos aprendeu a tocar Sax Tenor com seu pai e assim por muitos anos participou da vida da comunidade expressando a sua fé e o louvor a Deus através da música.
Sempre procurou preservar as raízes culturais, principalmente a música, sendo que todos os seus 3 filhos tem formação musical, o Christoph toca trombone, Mayara piano e sax tenor e Tadjana teclado e sax alto.
Corresponde-se freqüentemente com parentes em Karlsbad- Spielberg e quando viaja para a Alemanha, tem a satisfação de visitar os parentes que residem na cidade natal do seu bisavô.
Em 1962, ingressou no Jardim de Infância, no antigo Prédio do Alberto Torres, hoje Colégio Cônsul Carlos Renaux.
Em 1963 ingressou seus estudos no Colégio Cônsul Carlos Renaux, onde concluiu o primário, o ginásio e o científico.
Em dezembro de 1973, foi aprovado no vestibular de Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Fundação Universidade Regional de Blumenau, onde se formou em dezembro de 1.978.
Em 1.978, fez estágio no setor de beneficiamento têxtil , na Tecelagem Kuehnrich S.A. ( TEKA)  – Blumenau S.C.
Em 1.979 foi para a BAYER do BRASIL – São Paulo, fazer  um Curso de formação técnica em preparação, tinturaria e acabamento têxtil.      
Em 1980, foi fazer seu aperfeiçoamento profissional em Processos Industriais Têxteis e Química Têxtil, nas empresas :
BAYER AG – Leverkusen – Alemanha;                                                       
BASF Aktiengesellschaft – Ludwigshafen – Alemanha;
HENKEL – Kommanditgesellschaft Auf Aktien –Düsseldorf – Alemanha e
CIBA-GEIGY A.G.  – BASEL – SUÍÇA.
Em 25/09/1982  casou-se com Maritza Hoffmann Rau , filha de Dr. Germano Hoffmann e Lya Vianna Hoffmann ( in memoriam), com quem tem 1 filho, Christoph Germano RAU e 2 filhas Mayara Hoffmann Rau e Tadjana Hoffmann RAU.
Formação Profissional: Engenheiro Químico - CRQ 13300058
Atividades Profissionais : Exerceu por 41 anos, serviços na Área Química da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A, atualmente presta consultoria .
Instituições e entidades a que pertenceu : Membro da Diretoria da Paróquia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque; Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque – CEB; Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis – ABQCT ; Associação Brasileira de Técnicos Têxteis- ABTT; Associação Brusquense de Técnicos Têxteis e Supervisores - ABTTS; Comitê de Bacias do Vale do Itajaí; Câmara Ambiental da Federação das Indústrias do Estados de Santa Catarina – FIESC; Núcleo Ambiental da Associação Comercial e Industrial de Brusque – ACIBr. .
Instituições que fundou: Grupo Amigo do Canto Alemão; Conselho de Segurança Comunitário Centro – CONSEG.
Instituições Esportivas que participou :
Presidente do Clube Atlético Carlos Renaux em 1.983.
Medalhas e condecorações : Chave de Zorobabel .
Instituições a que pertence atualmente: Arte Real do Grande Oriente de Santa Catarina e Academia de Ciências, Letras e Artes da Confederação Arte Real do Brasil – COMAB.
RELAÇÃO DE ALGUMAS DAS OBRAS PUBLICADAS  :                          
-  A Livre procura da Verdade .
-  As colunas Jônica, Dórica e Coríntia .
-  Jerusalém Celeste.
- A Verdade .
- Educação e Cidadania .
- A Sábia lição de Amós e o Prumo .
- O Prumo .
- O Despertar da Consciência;
e outros.
Nas horas vagas se dedica a natureza, no seu sítio em Claraíba, localidade Tirol , distrito de Nova Trento e ali procura se desligar do mundo competitivo, agitado, agressivo e violento, para se conectar com o algo mais sagrado e puro que proporciona tranqüilidade e serenidade, cuidando das plantas, animais e procurando preservar e contribuir com a manutenção e o equilíbrio da natureza.

Gosta dos assuntos relacionados, à filosofia, à educação, à cultura, à ética, à moral e à espiritualidade. A fonte de inspiração para escrever seus artigos, quase sempre focando esses assuntos, é a leitura de bons livros, principalmente a Escritura Sagrada e aqueles que apresentam algumas teorias de interpretação sobre a Bíblia, algumas das obras sobre a filosofia de Sócrates escritas por  Platão e  outros que abordam a mesma linha dos assuntos relacionados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário