O presente edital tem por objetivo orientar o processo de seleção de relatos
de experiências inovadores na prática pedagógica com foco na leitura para a
composição da obra intitulada: “Relatos de Experiências Inovadoras na Prática
Pedagógica com Foco na Leitura” que será lançado em setembro de 2014 pela
Academia de Letras do Brasil/SC – Seccional de Brusque.
Serão selecionados relatos provenientes de professores com iniciativa
individual ou em grupo, das redes públicas municipal e estadual de ensino dos
municípios que compõem a 16ª SDR (Brusque, Botuverá, Guabiruba, Canelinha, São
João Batista, Nova Trento, Tijucas e Major Gercino). Poderão participar
professores de todas os seguimentos de ensino (Educação Infantil, Ensino
Fundamental Inicial e Final e do Ensino Médio) e de todas as disciplinas.
Os relatos serão selecionados a partir dos critérios de coerência
argumentativa, relevância da temática abordada e cumprimento das regras
estabelecidas por esse edital. Os relatos deverão versar sobre temáticas
relacionadas a práticas metodológicas do ensino aprendizagem que provocaram no
educando o desejo de aprender, de ler e de pesquisar. O professor deverá
demonstrar que com sua prática inovadora cativou o aluno a refletir a partir de
leituras.
Os relatos de experiência
Formatação
Os relatos deverão conter no máximo 2 (duas) páginas, digitado em
Word for Windows, e salvos na versão 2007 ou versão mais atualizada, em fonte
Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e alinhamento
justificado. Os relatos devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT, sendo
a revisão textual, gramatical e ortográfica de responsabilidade de seu(s)
autor(es), podendo ser solicitado ajustes pelos organizadores do livro e,
seguindo ainda as seguintes especificações:
·
O título do trabalho deve vir em letras
MAIÚSCULAS/NEGRITO, alinhamento centralizado, sem espaços e com entrelinhas
simples;
·
Após um espaço simples deverá conter o(s)
nome(s) do(s) autor(es), com apenas as iniciais em maiúsculo, com alinhamento à
direita e nota de rodapé com mini curriculum, em no máximo 3 linhas, se for de
interesse do(s) autor(es), constando dados da Instituição de Ensino.
·
No corpo do relato, caso haja subtítulos eles
deverão aparecer em negrito e sem nenhum tipo de numeração;
·
O itálico será destinado apenas no caso de
palavras estrangeiras, também sendo autorizado o seu uso para destacar termos e
expressões que sejam relevantes para a compreensão do texto;
·
Siglas –
a opção por suas siglas deverá ser seguida por seu significado em extenso,
sempre no primeiro uso;
·
Ilustrações
– tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos em geral podem
ser apresentados conforme critério do(s) autor(es), no corpo do relato.
·
Poderá
conter no máximo 4 (quatro) fotos, caso contenha a imagem de pessoas encaminhar
anexo ao Relato autorização para uso de imagem, para futura publicação;
·
Notas de
Rodapé – poderão ser utilizadas como notas explicativas desde que na própria
página. O tamanho da fonte deverá ser 10 (menor que o texto), entrelinhas
simples e alinhamento justificado.
·
Citações
– inseridas no corpo do texto devem seguir as normas da ABNT.
·
Referências
– indicar somente as que constam do texto. As referências devem seguir as
normas da ABNT devendo estar com alinhamento justificado, fonte 12, entrelinhas
simples (1,0) e separadas entre si por um espaço simples.
Orientações para elaboração do
texto
O relato de experiência descreve uma prática a
partir da reflexão de seu(s) autor(es). Os atributos a serem analisados na
apresentação das experiências poderão ser:
·
impacto
na qualidade de vida do público-alvo;
·
ampliação
do diálogo com a sociedade civil e agentes públicos;
·
nível de
abrangência e envolvimento do público-alvo;
·
sustentabilidade
do projeto;
·
produção
de conhecimento;
·
tecnologias
sociais envolvidas e desenvolvidas;
·
repercussões
sociais;
Neste sentido, o texto pode conter as seguintes
características:
·
descrever
a metodologia do trabalho de forma que outro professor possa, se desejar,
aplicá-lo em sua escola;
·
referencial
teórico que serviu de orientação para experiência de Inclusão Social pelo trabalho,
explicitando as questões norteadoras que implicaram na realização da
experiência;
·
justificativa
para o desenvolvimento do projeto ou ação pedagógica em sua escola;
·
refletir
os impactos, avanços e ganhos do trabalho desenvolvido na comunidade escolar.
PRAZOS e SELEÇÃO
Os Relatos deverão ser encaminhados
até dia 28 de outubro a Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais e
a GERED/Ensino as estaduais.
Todos os professores que participarem receberão certificado de honra
ao mérito conferido pela Academia de Letras do Brasil/SC-Seccional de Brusque.
Todos os relatos serão publicados, podendo esta publicação ser em
livro, CD, jornal, revista, blog ou outros meios de comunicação de massa.
Serão apresentados entre os dias 10 e 20 de novembro de 2014, os
resultados quanto aos 5 (cinco) Relatos inovadores para serem apresentados na
noite de 25 de novembro de 2014.
Os Professores dos 5 (cinco) relatos selecionados além de certificado
receberão medalhas de honra ao mérito e terão um tempo de 5 (cinco) minutos
para apresentar na noite de confraternização, em local a ser definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário