sábado, 30 de agosto de 2014

Edital nº 001/2014: “Relatos de Experiências Inovadoras na Prática Pedagógica com Foco na Leitura”


O presente edital tem por objetivo orientar o processo de seleção de relatos de experiências inovadores na prática pedagógica com foco na leitura para a composição da obra intitulada: “Relatos de Experiências Inovadoras na Prática Pedagógica com Foco na Leitura” que será lançado em setembro de 2014 pela Academia de Letras do Brasil/SC – Seccional de Brusque.
Serão selecionados relatos provenientes de professores com iniciativa individual ou em grupo, das redes públicas municipal e estadual de ensino dos municípios que compõem a 16ª SDR (Brusque, Botuverá, Guabiruba, Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Tijucas e Major Gercino). Poderão participar professores de todas os seguimentos de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental Inicial e Final e do Ensino Médio) e de todas as disciplinas.
Os relatos serão selecionados a partir dos critérios de coerência argumentativa, relevância da temática abordada e cumprimento das regras estabelecidas por esse edital. Os relatos deverão versar sobre temáticas relacionadas a práticas metodológicas do ensino aprendizagem que provocaram no educando o desejo de aprender, de ler e de pesquisar. O professor deverá demonstrar que com sua prática inovadora cativou o aluno a refletir a partir de leituras.
Os relatos de experiência
Formatação

Os relatos deverão conter no máximo 2 (duas) páginas, digitado em Word for Windows, e salvos na versão 2007 ou versão mais atualizada, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e alinhamento justificado. Os relatos devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT, sendo a revisão textual, gramatical e ortográfica de responsabilidade de seu(s) autor(es), podendo ser solicitado ajustes pelos organizadores do livro e,  seguindo  ainda  as  seguintes especificações:
·         O título do trabalho deve vir em letras MAIÚSCULAS/NEGRITO, alinhamento centralizado, sem espaços e com entrelinhas simples;
·         Após um espaço simples deverá conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), com apenas as iniciais em maiúsculo, com alinhamento à direita e nota de rodapé com mini curriculum, em no máximo 3 linhas, se for de interesse do(s) autor(es), constando dados da Instituição de Ensino.
·         No corpo do relato, caso haja subtítulos eles deverão aparecer em negrito e sem nenhum tipo de numeração;
·         O itálico será destinado apenas no caso de palavras estrangeiras, também sendo autorizado o seu uso para destacar termos e expressões que sejam relevantes para a compreensão do texto;
·         Siglas – a opção por suas siglas deverá ser seguida por seu significado em extenso, sempre no primeiro uso;
·         Ilustrações – tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos em geral podem ser apresentados conforme critério do(s) autor(es), no corpo do relato.
·         Poderá conter no máximo 4 (quatro) fotos, caso contenha a imagem de pessoas encaminhar anexo ao Relato autorização para uso de imagem, para futura publicação;
·         Notas de Rodapé – poderão ser utilizadas como notas explicativas desde que na própria página. O tamanho da fonte deverá ser 10 (menor que o texto), entrelinhas simples e alinhamento justificado.
·         Citações – inseridas no corpo do texto devem seguir as normas da ABNT.
·         Referências – indicar somente as que constam do texto. As referências devem seguir as normas da ABNT devendo estar com alinhamento justificado, fonte 12, entrelinhas simples (1,0) e separadas entre si por um espaço simples.

Orientações para elaboração do texto

O relato de experiência descreve uma prática a partir da reflexão de seu(s) autor(es). Os atributos a serem analisados na apresentação das experiências poderão ser:
·         impacto na qualidade de vida do público-alvo;
·         ampliação do diálogo com a sociedade civil e agentes públicos;
·         nível de abrangência e envolvimento do público-alvo;
·         sustentabilidade do projeto;
·         produção de conhecimento;
·         tecnologias sociais envolvidas e desenvolvidas;
·         repercussões sociais;

Neste sentido, o texto pode conter as seguintes características:
·         descrever a metodologia do trabalho de forma que outro professor possa, se desejar, aplicá-lo em sua escola;
·         referencial teórico que serviu de orientação para experiência de Inclusão Social pelo trabalho, explicitando as questões norteadoras que implicaram na realização da experiência;
·         justificativa para o desenvolvimento do projeto ou ação pedagógica em sua escola;
·         refletir os impactos, avanços e ganhos do trabalho desenvolvido na comunidade escolar.



PRAZOS e SELEÇÃO

Os Relatos deverão ser encaminhados até dia 28 de outubro a Secretaria Municipal de Educação, escolas municipais e a GERED/Ensino as estaduais.

Todos os professores que participarem receberão certificado de honra ao mérito conferido pela Academia de Letras do Brasil/SC-Seccional de Brusque.
Todos os relatos serão publicados, podendo esta publicação ser em livro, CD, jornal, revista, blog ou outros meios de comunicação de massa.
Serão apresentados entre os dias 10 e 20 de novembro de 2014, os resultados quanto aos 5 (cinco) Relatos inovadores para serem apresentados na noite de 25 de novembro de 2014.

Os Professores dos 5 (cinco) relatos selecionados além de certificado receberão medalhas de honra ao mérito e terão um tempo de 5 (cinco) minutos para apresentar na noite de confraternização, em local a ser definido.

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